A inauguração da Nova Serra das Araras não foi apenas um marco de engenharia, desenvolvimento e segurança para quem trafega pelo Rio de Janeiro; foi, acima de tudo, um dia de reencontros, reconhecimento e profunda emoção popular.
Nossa comitiva de Itatiaia e Resende estava lá, vivendo cada segundo desse momento histórico ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Queremos deixar o nosso mais profundo agradecimento ao presidente Lula, não apenas pela grandiosidade dessa obra tão aguardada que vai salvar vidas e impulsionar a economia, mas pelo seu olhar humano, carinhoso e sempre atento à nossa gente do interior.
O Momento que Parou o Evento:
A Emoção de Camila Guedes
O fato que marcou o coração de todos os presentes e tirou lágrimas do próprio presidente não aconteceu em cima de um palco formal, mas sim no meio do povo. O presidente Lula quebrou o protocolo e veio caminhando até a multidão ao notar as lágrimas de Camila Guedes, uma jovem de Itatiaia de apenas 16 anos.
Camila, tomada pela emoção de estar pertinho do presidente, representa o rosto de uma nova geração: ela tirou o seu título de eleitor com o único objetivo de dar o seu primeiro voto na vida para o Lula.
Ao ver o choro genuíno e cheio de esperança da jovem, o próprio Lula se comoveu profundamente e declarou para quem quisesse ouvir:
"Eu me emocionei muito quando eu cheguei aqui e vi essa menina chorando."
Ao abraçar Camila e reconhecer nela a força da juventude de Itatiaia, Lula não apenas emocionou a todos nós, mas a consagrou publicamente como uma grande liderança jovem da nossa cidade.
Foi o testemunho vivo de que o legado e a esperança continuam se renovando na nossa base.
Itatiaia em Destaque Nacional
A força política do nosso grupo se consolidou ainda mais quando o ex-prefeito Eduardo Guedes (Dudu) teve a oportunidade de ser entrevistado diretamente pelo presidente Lula ali mesmo, no coração das pesadas estruturas da obra. Uma visibilidade gigante para as demandas do nosso município!
E para fechar as proezas do dia, este blogueiro que vos escreve teve a honra de dar um abraço, um beijo no presidente e entregar em suas mãos o meu cartão de filiação do PT do ano 2000 — que o Lula olhou com carinho, sorriu e guardou direto no bolso do paletó, levando um pedaço da nossa história de militância com ele!
Voltou para casa uma comitiva orgulhosa — ao lado de Fernando Moreira (Bibiu), Diego Novaes, Altair Brito e o ex-vereador de Resende Tisga Vieira —, com a certeza de que Itatiaia fincou sua bandeira no cenário nacional com muita emoção, união e história para contar!